Coleta de Lixo



Novo cálculo para a Taxa de Lixo

Clique aqui e veja como calcular a sua Taxa de Lixo.

COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

É necessária a sensibilização de todos para a busca de soluções para o crescente aumento de resíduos sólidos popularmente chamados de “lixo”. A ideia do lixo ser um material imprestável ou inservível deve ser revisto pela sociedade, visto que o maior percentual do que é descartado hoje pode e deve ser aproveitado. Em Viçosa, desde que o SAAE assumiu a titularidade dos serviços de limpeza pública, em janeiro de 2010, vem continuamente discutindo com a sociedade nos mais variados segmentos (associação comercial; associação de bairros, clube de serviço, escolas, Ong’s, Câmara de Vereadores etc.) com intuito de implantar um modelo de gestão que seja participativo, socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Em Viçosa há dois tipos de coleta: a convencional e a seletiva. A coleta seletiva destina-se ao recolhimento de materiais que apresentem potencial para reciclagem, sendo transportados para a Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa. Já a coleta convencional os materiais recolhidos são transportados para o aterro sanitário.

COMO IMPLANTAR A COLETA SELETIVA
Toda a rede escolar, além de vários bairros, condomínios e Ecopontos já dispõem do serviço de coleta seletiva. As áreas que ainda não foram atendidas pela coleta seletiva estão previstas a novas rotas de expansão. Você já se perguntou por que fazer coleta seletiva? Fazendo a separação dos resíduos recicláveis você contribui com a conservação do meio ambiente e também proporciona melhores condições de trabalho para os trabalhadores de materiais recicláveis da Associação  dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa – ACAMARE. A coleta seletiva em Viçosa é binária, basta separar os resíduos em dois recipientes: um para todos os tipos de materiais recicláveis e o outro para os materiais não recicláveis.

O SAAE tem recebido com imensa gratidão e satisfação às sugestões apresentadas por vários cidadãos para ampliação e melhoria dos serviços de limpeza prestados. A ideia é do “pertencimento”, isto é, quem ama ajuda a cuidar. Neste particular as rotas de coleta seletiva foram e estão sendo ampliadas com a participação da própria sociedade que demanda esse serviço através do Projeto InterAção, parceiro vinculado com a UFV.  Os interessados podem e devem fazer contato com o SAAE através do telefone 3892 – 6000 ou através do site www.saaevicosa.com.br deixando mensagem eletrônica no “fale conosco”. Podem também entrar em contato com o Projeto InterAção pelo telefone 3899-1559, facebook https://www.facebook.com/projeto.interacao.9?fref=ts ou site: www.projetointeracao.ufv.br.

Como forma de prestar esclarecimentos e ampliar a comunicação o SAAE através da Diretoria de Limpeza Pública tem usado vários recursos: informes através dos meios de comunicação (participação de entrevistas nas emissoras de rádios e TV local, matérias nos jornais); notas vinculadas na conta de água; participação em várias audiências públicas; palestras em escolas e em outros espaços; elaboração de Manual de Coleta Seletiva; informações no site (www.saaevicosa.com.br) sobre as vantagens da reciclagem da preservação dos recursos naturais e de não poluir o meio ambiente.

SISTEMAS DE COLETA DE SELETIVA

Existem algumas formas de coletas de materiais recicláveis.

O primeiro exemplo é o sistema de porta a porta onde os caminhões do serviço de limpeza passam recolhendo os materiais separados, como na coleta de lixo comum, mas em dias específicos.

O segundo exemplo é através da entrega voluntária (PEV) em pontos de coleta distribuídos pela cidade nas escolas, praças etc., chamados de Ecopontos, onde a população pode entregar os materiais separados nos respectivos coletores.

Além deste esforço o SAAE já disponibilizou dezenas de contêineres (de 1000 e de 240 litros), sendo os de cor verde para a coleta seletiva de materiais recicláveis que são encaminhados para a usina de triagem e os de cor laranja para a coleta convencional, todos posicionados em locais de fácil acesso.

Contêineres laranja para coleta convencional e verdes para coleta seletiva

Caminhão compactador recolhendo mecanicamente o contêiner laranja com os resíduos a serem transportados para o aterro

O PRIMEIRO PASSO PARA A IMPLANTAÇÃO DA COLETA DE SELETIVA


A SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL DO NÃO RECICLÁVEL

Diariamente são produzidas em Viçosa cerca de 55 toneladas de resíduos. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade têm enfrentado, buscando soluções que nem sempre atendem as necessidades. Razão disso a degradação do meio ambiente, tais como a poluição do ar, ruas sujas e proliferação de ratos, baratas, moscas etc. que são transmissores de doenças. A solução mais eficiente é a separação dos materiais recicláveis para o reaproveitamento, transformando o problema em solução econômica e social. Para que isto seja possível é preciso que todos participem colaborando com o programa de Coleta Seletiva. O SAAE faz a sua parte prestando serviço de coleta e disponibilizando contêineres nos Ecopontos. Se a sociedade contribuir com a separação do “MATERIAL RECICLÁVEL DO NÃO RECICLÁVEL” na origem, em muito facilitará todos os processos posteriores para a reciclagem.

BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA
• Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.

• Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de 16 a 30 árvores adultas, em média.

• A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de 1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.

• 10% de vidro reciclado economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água.
As vantagens da reciclagem são muitas mas acima de tudo, ela melhora a qualidade de vida, minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas.

MATERIAIS RECICLÁVEIS
Os principais materiais recicláveis são papeis, papelão, plásticos, vidro e metal.
Todos os materiais recicláveis devem ser separados corretamente e colocados nos contêineres verdes ou serem disponibilizado no dia e horário que o caminhão da coleta seletiva passa na localidade. Para aqueles que possuem dúvidas é preciso frisar que os materiais recicláveis são aqueles que podem ser transformados, ou seja, que possuem importância no mercado e podem sofrer transformação industrial, em outras palavras podem ser reutilizados na produção de novos materiais.

Clique na figura abaixo para melhor visualização dos horários da coleta seletiva.


LOCALIZAÇÃO DOS ECOPONTOS

Contêiner verde de 1000 L

1. Praça Silviano Brandão (Centro)

2. Supermercado Empório Vilela (Bairro de Lourdes)

3. Praça entre a Rua Papa João XXIII e a Rua Profa Arginia (Bairro de Lourdes)

4. Rua Dr. Emerick (Bairro Santo Antônio)

5. Condomínio Julia Mollá

6. Condomínio Monte Verde

7. Condomínio Recanto da Serra

8. Bairro Inconfidência

9. Av. Bueno Brandão (Centro)

10. Praça Silviano Brandão(Centro)

11.Travessa Pordue ( Centro)

Contêiner 240 L

Praça Mario Del Guidice (Centro)

Avenida Santa Rita(Centro)

Rua Bueno Brandão (Centro)

Praça Silviano Brandão(Centro)

Praça do Rosário (Centro)

Rua Benjamim Araújo

Rua Floriano Peixoto

Rua Vaz de Melo

MENSAGEM FINAL

Na sociedade moderna, caracterizada pelo consumo, o nosso estilo de vida pode interferir de maneira positiva, mas também negativa na qualidade ambiental. Isso porque ao consumirmos de forma irracional, geramos pressão sobre o meio ambiente, a partir da demanda contínua de recursos naturais e pela geração cada vez mais crescente de resíduos. Sob a ótica dos resíduos, o meio ambiente é duramente castigado pela disposição inadequada dos materiais. Boa parte desse transtorno ambiental poderia ser evitado com a participação coletiva, já que todos geram resíduos, todos devem ser corresponsáveis pela gestão dos mesmos. É nesse contexto que se destaca a coleta seletiva, que é o ato de separar e coletar materiais já usados, mas que podem ser reciclados, para que não sejam descartados como lixo. Esse processo pressupõe a Redução, a Reutilização e a transformação de novos produtos pela Reciclagem artesanal ou industrial.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade viçosense. Além de gerar renda para os membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMARI), também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui o aterramento de materiais que podem ser reciclados, aumentando a vida útil do aterro e reduzindo o custo de aterramento.

Veja, abaixo, alguns artigos científicos referentes à dinâmica da coleta de lixo em Viçosa.

Dinâmica da quantidade de RSU gerados em Viçosa

Avaliação da gestão da limpeza urbana de Viçosa

Gestão de RSU em Viçosa, MG no contexto dos novos paradigmas de sustentabilidade_CMRR

Avaliacao da composição gravimétrica e potencial dos RSU de Viçosa

Diagnóstico dos Catadores lixo em Viçosa



 

 

Atendimento ao público:

Rua Dr. Horta, 75 - Centro

(31)3892-6500

 

 

Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Viçosa - MG

Copyright © 2009 SAAE.

Todos os direitos reservados.